quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ser Adolescente
Estudamos o comportamento das crianças e adolescentes, mas para eles o que é ser adolescente e o que significa essa fase?
No estágio do Curso do Proform solicitei que jovens de um povoado no munícipio de Orizona-GO escrevessem sobre o que é ser Adolescente. Leia o resultado:

O que é ser adolescente para você?

Lorrany – 11 anos
Eu tenho 11 anos e já menstruei. É muito ruim porque me sinto muito enfoada. Tem hora que da vontade de chorar.
Eu moro em um povoado que tem muitas festas. Tenho vontade de ir, mas as vezes minha mãe não deixa e eu choro e fico com muita raiva.
Tem vezes que dá vontade de ficar no deserto!
Eu já bejei na boca, mas tenho vontade de namorar. Mas acho que namorado so dá dor de cabeça.
Como eu estou nessa fase da adolescência de da vontade de comprar tudo que eu vejo, como: esmalte, sandália, roupa, maquiagem, pusseira.
Para mim é assim que é adolescente.

Junior – 12 anos
Ser adolescente é muito bom, pois podemos nos divertir, fazer v´rias coisas que gostamos, mas para isso devemos sempre consultar nossos paispois sua opinião é idal apra podermos crescer.
Quase a maioria dos adolescentes não ouvem os conselhos dos seus velhos e ficam com rebeldia por coisa á toa.
Eu acho que falta de educação não leva a lugar algum, pois sabemos que pessoas mais velhas só querem o bem para os mais novos.
Vários adolescentes não ouvem e vão para o mal caminho com isso não conseguem se controlar e acabam fazendo besteira.

Valéria - 13 anos
No inicio da adolescência todos nós começamos a sentir uma diferença na nossa vida. Não somos mais crianças, mas ainda não somos adultos. É na adolescência que vemos toda a diferença entre criança e adulto.
As vezes, queremos ser mais do que somos. Podemos ser diferntes, um amigo pode ser mais alto, mesmo com a mesma idade, mas isso é comum entre todos.
Também na adolescência enxergamos a importância de estudar, de querer ser alguém na vida, um médico, professor, dentista, enfim,uma profissão que mostre o quanto batalhamos para chegar onde queremos chegar.
Ser adolescênte não é somente passar da infância e prosperar como um dia ser adulto. É viver passando dificuldades, alegrias, emoções, aprendendo sempre uma coisa nova.

Natália – 16 anos
Logo que entrei na adolescência comecei a ver o mundo ralamente como ele é. Um mundo de diversão, de estudar, de namorar, mas também de ter responsbilidades. Não é porque sou uma adolescente que deixo as responsabilidades de lado.
Quando eu estava no 7° ano eu parei de estudar, não queria mais saber da escola. Dois anos se passaram e eu quis voltar a estudar e estou muito feliz pois sei que o pretendo da minha vida. Quero estudar, estudar e estudar para ser alguém na vida e eu sei que sou capaz.

Raphael – 13 anos
A adolescência é a pior fase da vida. As pessoas enchem o saco, tem a mudança de voz, a gente não se entende com ninguém e outras coisas.
A adolescência é hora de escolher os caminhos da vida. Estudar para trabalhar, aprender o que é a vida.
Eu estou achando muito ruim a adolescência porque muitas pessoas estão enchendo meu saco por causa da mudança da minha voz.

Henrique – 11 anos
Adolescência é uma coisa que a gente não passa duas vezes passa uma vez só. Ela é muito ruim porque a gente xinga muito, mas as pessoas para aquele lugar e desreipeita todo mundo. Eu acho horrível ser adolescente e eu espero não passar por isso de novo, porque ai eu posso fazer amizade com todo mundo, brincar, e fazer bagunça, ser feliz. Eu não queria crescer, queria ser criança para sempre, ai eu não precisaria passar por essa fase. Mas, a gente não pode faer nada, a gente tem que crescer de um jeito ou de outro. É isso que eu penso de ser adolescente.

Leidiane – 14 anos
Ser adolescenteé bom. É um momento de escolhas, aprendizado, curiosidades e descobertas de um mundo novo.
Sou cobrada pelos meus famíliares e pelos meus pais para não fazer algo que pareça infantil. Confesso que ás vezes é um pouco chato, mas faço como eles pedem, afinal, não sou mais criança e daqui alguns anos serei adulta de verdade e terei de tomar minhas próprias decisões.
Para mim estudar é maravilhoso, pois precisarei do estudo quando adulta para poder trabalhar e fazer uma faculdade. Pretendo fazer Direito. Legal né? Para defender e julgar as pessoas que fazem algo errado e muito grave, e que às vezes nem parece ter saído da infância, e dar punições para essas pessoas para que aprendam a realidade da vida.
Como é bom ser adolescente, acho que é um vestibular, um momento de peparação para ser o que realmente pensamos da vida.Quero ser um bom adulto e para isso quero ser um bom adolescente.

Um comentário:

  1. Interessante saber sobre o universo dos adolescentes. E suas concepções sobre a fase em que vivenciam no cotidiano, além de seus sonhos e prioridades para o futuro. Uma aproximação muito interessante para entendermos seus anseios. Ótimo!
    =)

    ResponderExcluir