sábado, 14 de abril de 2012

Pensando no Futuro

Se você tivesse o poder de decidir como estaria sua vida em 2022. Como seria? Fizemos essa pergunta para alguns jovens em 2007, para saber como gostariam de estar em 2017.  Veja as respotas:


Caíque , 13 anos - 7ª série
Daqui a 10 anos quero estar trabalhando na função em que eu me dedicar.
Quero estar casado, com três filhos. Quero ser bem feliz. Ex: rico, com uma casa bem grande
com toda minha família reunida.
Como o nosso mundo vai estar a 10 anos?
Tomara que esteja melhor. Sem guerras, armas, fome, miséria ou roubos.
Mas por outro lado vai estar bom. Com o aumento da tecnologia o mundo vai aumentar em
métodos de eletros domésticos, máquinas que aumentam a produção de todo tipo de produto.


Cristiane , 13 anos - 7ª série
Como o mundo vai estar e como eu vou estar daqui a 10 anos
O mundo vai estar pior, ou melhor, em parte. Pior porque as influências que vão aparecendo
não são muito boas para o nosso futuro.
Melhor porque as tecnologias são boas para as descobertas de estudantes e para a população.
No meu caso quero daqui a 10 anos já estar casada e com filhos. Um bom emprego com um
ótimo salário, uma casa bem longe da casa dos meus pais e tudo isso para mim seria um
paraíso. Também gostaria que todos os meus desejos fossem realizados.


Douglas , 14 anos – 7ª série
O mundo daqui a 10 anos vai ficar muito moderno. Tudo vai evoluindo ao passar dos anos.
Vejamos o caso da água. Será que vai faltar água ou sobrar muita água? A nossa tecnologia
vai cada vez mais evoluindo. Vamos citar alguns exemplos: o vídeo cassete quase não existe
mais. Agora temos o DVD, sem falar do celular evoluindo mais e mais. Já a televisão também está tendo bastantes transformações. Agora temos a televisão digital. Será que até as novas evoluções vamos ter dinheiro, ou só vai ser no cartão?


Larilais , 13 anos – 7ª série
Eu quero me formar, me casar, ter filhos, trabalhar, cuidar da minha família. Eu quero
também que o mundo esteja melhor sem guerra, sem fome, sem tristeza, com muita alegria e
felicidade para todos. É assim que eu espero o mundo da minha vida daqui a 10 anos.


Érika , 15 anos – 8ª série
O que eu penso ser daqui a dez anos?
Eu espero ser uma policial, espero já ter feito minha faculdade ou está cursando. Quero ter
minha própria casa, meu carro e um bom emprego. Tomara que eu seja alguém muito
importante no futuro.
Quero ser também que nem vocês, que participam de programas nas escolas para ensinar os alunos a fazerem coisas boas. Coisas como a que vocês ensinaram pra gente, coisas que eu nunca imaginei fazer, como a câmera fotográfica com lata. Isso foi ótimo. Fiquei curiosa.
Espero gostar muito e quem sabe eu não seja uma jornalista também.


Ana Priscila , 16 anos – 8ª série
Daqui a 10 anos terei 26 anos e, provavelmente, estarei casada e com filhos.
Bom que eu esteja trabalhando, com a minha família boa de saúde.
O mundo inteiro esteja com menos violência, tenha melhorado, assim eu espero. Não só o
mundo como também as pessoas tenham melhorado de personalidade. Não matem, não
roubem e outras coisas assim eu espero daqui a 10 anos.


Mayara , 15 anos - 8ª série
Eu pretendo estar viva com muita saúde e que a minha família esteja bem. Que eu possa
crescer e me tornar uma pessoa de bem. Que o mundo esteja diferente com menos violência e sem armas de fogo que só servem para matar e tirar os sonhos das pessoas de bem.


Larissa , 14 anos – 7ª série
Daqui a 10 anos eu vou estar com 24 anos. Quero estar formada em Fisioterapia. Quero estar casada e ter dois filhos. Quero ter minha casa, meu carro e quero morar aqui em Brasília.


Brenda , 13 anos - 7ª série
Eu daqui a 10 anos estarei com 23 anos e pretendo estar formada em Biologia ou Jornalismo. Quero poder viajar o mundo exercendo a minha profissão e cantando.
Terei minha própria casa e meu carro mesmo viajando muito. Pretendo estar morando na
minha terra natal, Brasília. Terei muitos cachorros e muitas espécies de plantas e flores.


Kellen  16 anos – 8ª série
Bom... Não posso falar com muita certeza o que vai acontecer daqui a 10 anos, pois a vida dá muitas voltas, mas espero que daqui a 10 anos eu possa realizar um sonho que não é apenas meu, mas da minha família.
Espero que daqui a 10 anos eu esteja muito feliz, tendo terminado a minha faculdade de
Pedagogia, sendo professora da rede pública, pois passarei no concurso. Desejo ter construído minha casa do meu jeito, ter meu carro que será o carro do ano e podendo dar uma assistência para os meus pais. Vou lutar com todas as minhas forças para isso acontecer, pois assim terei uma boa vida e realizarei um sonho.

Quer saber como esses joves estão? Continue conosco. Breve teremos notícias dessa turma que cresceu e será que os sonhos continuam os mesmos? Estão em fase de conclusão? Vale a pena acompanhar!


2 comentários:

  1. Postagem muito interessante! Um verdadeiro espaço para as juventudes expressar o que pensam e almejam em seus futuros, uma proposta para entendermos suas vontades e prioridades. Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos,
    Que metodologia interessante! Nas respostas dadas por cada um e uma dos adolescêntes é "quase" possível perceber o grau de percepção do mundo e a subjetividade externa que influencia a vida de cada um e uma dalas.
    Ficarei atenta para não perder a continuidade deste dinâmico trabalho.
    Parabéns!

    ResponderExcluir