domingo, 8 de abril de 2012

Pesquisa sobre meios de comunicação com jovens do Distrito Federal

Trinta e tres adolescentes de escolas publicas dos DF participaram de oficinas de texto e fotografia no ano de 2007. Durante as oficinas foram aplicados tres questionarios. Veja a resposta dos jovens em relacao aos meios de comunicação:


- A TV e a Internet são os meios de comunicação mais usados pelos adolescentes.
- Na TV os programas mais assistidos são novelas, seguido por desenhos animados e filmes.
-  31% assistem a jornais diariamente.
- Todos os adolescentes entrevistados utilizam a Internet para fazer pesquisa, acessar o Orkut, e-mails e sites de bate-papos.
- 52% dos adolescentes não respeitam o horário indicativo.
- 84% dos entrevistados vão fazer compras mensais com a família e 52% sugerem os produtos a serem comprados.
- As marcas mais lembradas pelos adolescentes, vistas geralmente em comerciais na televisão, foram: Garoto, Coca-Cola, OMO e Nestlé.
- 68% dos adolescentes se disseram influenciados pelos meios de comunicação.
- Quando perguntados quais comerciais prendem mais a sua atenção à resposta foi: entre as meninas: comerciais de sapatos, roupas e celulares e entre os meninos: futebol, carro, celular, tênis e Internet. 
A proposta da atividade 'e levar para dentro das escolas estudos para uma vis~ao mais critica dos meios de comunicacao.
O uso de jornais, revistas, filmes ja vem sendo utilizado nas escolas como proposta metodologica para uma aproximacao maior com a realidade. 













Um comentário:

  1. É muito valioso saber os meios de comunicação mais usados e preferidos dos jovens, uma forma de sabermos suas referências comunicativas na atualidade no Distrito Federal. ;)

    ResponderExcluir