sexta-feira, 17 de maio de 2013

Estrutural fez Bonito contra a exploração sexual de crianças e adolescentes!

 
A cidade da Estrutural, no Distrito Federal,  parou na manhã desta sexta-feira, 17 de maio para uma caminhada com cerca de 200 pessoas lutando contra a Exploração sexual de crianças e adolescentes, em uma ação que mobilizou a comunidade, a Rede Social da Estrutural, CRAS, CREAS, COSE, Polícia Militar, Conselho Tutelar,  Conselho Comunitário de Segurança, Centro de Saúde, Centro de Ensino Fundamental 1, Administração Regional da Estrutural ,  Associação Viver, Coletivo da Cidade, Projeto Vira Vida e LBV.

 
As atividades tiveram início no Cose da Estrutural, local em que aconteceu oficina de desenho para as crianças, que confeccionaram cartazes utilizados durante a passeata e workshop promovido pelo Projeto Vira Vida para os adolescentes, que abordou o tema de forma clara e incentivou a denúncia tanto ao Conselho Tutelar, quanto ao Disque 100. De acordo com a palestrante Gislaine, quem identifica uma violência e fica calado está sendo negligente.
Após as atividades os participantes receberam um lanche e seguiram em marcha pela Avenida Central  em um grande apitaço e com entrega de folders à população. O ato terminou na Praça do Cidadão, local em que as crianças depositaram flores amarelas, símbolo da campanha “ Faça Bonito: Proteja nossas crianças e Adolescentes”, que remete aos primeiros desenhos,  além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.
 
As mobilizações são formas de alertar a população para a realidade de uma violência que deixou Brasília em segundo lugar em denúncias ao Disque 100 no ano de 2012 com 269 relatos, atrás apenas de Salvador que registrou 346 denúncias. Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, de janeiro a maio de 2012 foram registradas 34.142 denúncias em todo o país, o que representa 71% a mais em relação ao mesmo período do ano passado.
Por que 18 de maio?
 
No dia 18 de maio de 1973 em Vitória, Espirito Santo, a menina Araceli Cabrera Sanches, com oito anos na época foi sequestrada drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba, o caso ficou impune e ainda causa comoção em todo o país.
Em maio de 2000 foi sancionado o projeto de autoria da deputada federal Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional, e de acordo com a Lei n° 9.970, Art. 1º Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário